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Uso de Efeitos Em Logotipos

Esse informativo faz parte da nossa série: Como Analisar Um Bom Logotipo Essa série tem como objetivo informar e esclarecer algumas dúvidas sobre a criação de logos.

Esse tema é sobre o uso de efeitos em logotipos, temos o degradê, também conhecido como gradiente, e para quem não sabe é quando se tem uma sequência de tons de cores, normalmente aplicado para criar uma transição entre duas cores, essa junção de duas ou mais cores é chamada de degradê. Existem outros efeitos, muito comuns naquela janela de efeitos do Photoshop por exemplo. Mas aqui vamos abordar esses efeitos de forma geral, focando mais no degradê que tem se tornado comum.

Recentemente esse recurso tem sido muito utilizado em diversos logotipos, mas para esse tipo de aplicação funcionar da forma correta o designer precisa saber o que está fazendo.
A muitos anos atrás muitos designers criticavam o uso do degradê e de efeitos nos logotipos, e ainda hoje existe uma linha de ensino que mantém essa crítica, mas existem marcas que se utilizam desses recursos de forma eficiente. 


Uso do efeito com conceito mais elegante

É importante entender se esse recurso vai valorizar o conceito de sua marca, em alguns casos os efeitos tentam se justificar para expressar algum conceito de forma errada, como nos casos em que o logo precisa ter um conceito mais sério e elegante, acaba que utilizar esse recurso se torna um pouco passado. Se o logotipo precisa passar a sensação de ouro ou prata para parecer elegante, não é ideal que esse recurso seja utilizado no logotipo. Isso pode parecer atrativo para alguns, mas para um olhar mais treinado esse uso exagerado se torna desnecessário

Podemos observar o caso da Vivara que possuía o logo com efeito utilizado em diversas aplicações, hoje em dia a versão com efeito é utilizada apenas na fachada da loja, onde ao invés de se utilizar do recurso dos efeitos na tela, utiliza mais nas fachadas das lojas onde o material físico representa esse efeito.


Para funcionar em todos os tipos de aplicações o logotipos também precisam ter disponível a versão da marca em cores chapadas. A versão em degradê funciona muito bem na tela, mas não funciona em todas as aplicações. Então no de aplicações em Silk, ou baixo relevo ou alguns tipos de impressões, precisa ter uma versão do logotipo apropriado. Observe que algumas empresas utilizam a marca com efeitos para a tela, e na impressão utilizam a marca chapada.

   

Entenda a marca como o todo da sua empresa, desde os conceitos que envolvem seus produtos e instituição, até os símbolos que os representam. O branding tem como objetivo valorizar sua marca, e são aplicadas técnicas para que todos os conceitos tenham uma boa relação com os símbolos de seu negócio. Então se o lema da sua empresa fala que ela é tradicional, séria e responsável pode não ser apropriado utilizar o degradê, mas se é uma empresa nova, que a marca está sempre em tela, tem conceitos dinâmicos, ousados, pode até ser interessante utilizar um logotipo com esses efeitos gráficos. Com tudo essa escolha vai depender de analisar as necessidades de cada marca.

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