loader image
LifeStudio

Princípios da Semiótica

Esse informativo faz parte da nossa série: Como Analisar Um Bom Logotipo Onde tenho como objetivo informar e esclarecer algumas dúvidas sobre a criação de logos.

Nesse tema vamos falar um pouco sobre semiótica e como ela pode influenciar na análise de um bom logotipo. Tentando fugir das explicações mais complexas sobre o que é semiótica, eu separei a definição utilizada pelo dicionário informal:

“A Semiótica é a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno de produção de significação e de sentido.”

Tentando simplificar ao máximo podemos entender que semiótica é o modo como alguma coisa se integra em todas as linguagens, e o modo como o contexto influencia nossa percepção sobre essa coisa. Ou seja, uma pessoa pode olhar o vermelho e dependendo da situação entender a cor como ação e alegria, ou entender como morte e emergência, as duas interpretações são distintas, e vão depender sobretudo do contexto em que se encontram.

É importante entender um pouco de semiótica para criação de logos, até porque muitas das regras que são utilizadas no design têm como base os princípios da semiótica. Os princípios da semiótica foram definidos através de alguns estudos, que demonstram que os conceitos são abstraídos de forma inconsciente pelas pessoas e podem varias de uma cultura para outra.

Uma disciplina que ajuda a entender o que está em uma segunda camada, além da superfície do desenho, ou seja, pense que quando você olha um logotipo ele transmite alguns conceitos, para cada tipo de traço existe um conceito diferenciado, para isso o designer precisa dominar alguns estilos e saber como se utilizar dos recursos ideais para transmitir os conceitos que deseja. Ou seja, a semiótica pode ser algo subjetivo, mas uma coisa é certa, esse recurso utilizado da forma correta ajuda a valorizar sua marca e a representar os conceitos que sua empresa pretende transmitir.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *